Mato Grosso, Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Começam festejos da colação de grau dos primeiros professores índios da América Latina </b>
<b>Começam festejos da colação de grau dos primeiros professores índios da América Latina </b>
05/06/2006 09:49:17
por Coordenadoria de Comunicação Social

As solenidades de colação de grau da primeira turma de 186 professores índios da América Latina que estão concluindo seus cursos superiores pelo Projeto Terceiro Grau Indígena começam hoje no Hotel Fazenda em Cuiabá. O projeto de formação de Terceiro Grau Indígena é pioneiro no país e é desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso em parceria pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.

A cerimônia de colação de grau do professores índios que concluíram os cursos de licenciatura nas áreas de Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais e Línguas, Artes e Literatura, acontece nesta terça-feira (06) às 9 horas no Hotel Fazenda. Na oportunidade diversas autoridades estaduais e nacionais estarão presentes.

Durante toda essa segunda feira, os indígenas participarão de atividades. No período matutino acontece uma reunião com a coordenação do projeto de Terceiro Grau Indígena. A partir das 14 horas, uma mesa redonda entre a coordenação e assessores pedagógicos, está marcada para avaliar os avanços e o seguimento das atividades do projeto, em seguida os professores índios participam da aula da saudade.

O projeto de Terceiro Grau Indígena começou a ser desenvolvido em 2001, e uma segunda turma de 100 professores índios está em formação e deve concluir os cursos superiores em 2009. A proposta do projeto é garantir a formação dos professores índios com o princípio da liberdade de ser respeitado em suas diferenças.

Atualmente o projeto atende 286 professores indígenas de 44 etnias e 11 estados, totalizando 37 línguas faladas. O modelo proposto por Mato Grosso para formação de professores índios já foi copiado pelos estados de Roraima, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul onde já funcionam universidades indígenas e nos estados do Amazonas, Tocantins, Goiás, Paraíba e Acre o projeto está sendo implantado.

Lygia Lima – Assessoria Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada